Notícias

Vencedores Concurso "Barraquinhas"

Vencedores Concurso "Barraquinhas"

A AAUM informa que os vencedores dos concursos de barraquinhas das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2019 são: -Melhor Barraquinha: Educação -Barraquinha SuperBock - Enfermagem De acordo com o Regulamento de Concessão de Barraquinhas das Monumentais Festas do Enterro da Gata, os vencedores do prémio Melhor Barraquinha são premiados com a devolução do valor do aluguer de espaço da barraquinha. A barraquinha SuperBock é premiada com passes para o SuperBock SuperRock. De forma a combinar a entrega do prémio, os vencedores devem entrar em contacto com Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Silva: “Fico muito feliz de ter tido esse interesse do público português”

Silva: “Fico muito feliz de ter tido esse interesse do público português”

Silva aqueceu o recinto do Altice Fórum Braga, no último dia de Enterro da Gata, para Blaya. Estivemos à conversa com o artista que nos falou sobre o seu disco mais recente, “Brasileiro”, e dos projetos que tem em mãos. Sempre que vem atuar a Portugal, as salas esgotam muito rapidamente, acha que isso é significado de que o público português está, realmente, a aderir à sua música? Silva (S): Eu fico super lisonjeado com isso, mas dessa última vez, principalmente, que fizemos 10 concertos aqui e foi muita coisa. Eu nunca tinha tocado no Brasil assim. Em Lisboa foram…

Blaya: "Desde que tenha sempre música a sair e as pessoas apreciem vai ser sempre o meu ano"

Blaya: "Desde que tenha sempre música a sair e as pessoas apreciem vai ser sempre o meu ano"

Na última noite do Enterro da Gata, Blaya foi uma das artistas que fechou as comemorações dos 30 anos da festa académica. Depois de ter atuado em 2010, 2013 e 2015 com os Buraka Som Sistema, a artista regressou a solo para cantar êxitos nacionais como “Faz Gostoso”. Em entrevista Blaya falou do lançamento do novo álbum e da sua carreira a solo. O Brasil também esteve representado pelo cantor Silva que foi quem abriu o palco exterior. A noite terminou com We are the 90’s kids, trazendo ao Altice Fórum Braga os melhores hits da década de 90. Qual…

Quim Barreiros: “Os estudantes são um espetáculo dentro do meu espetáculo”

Quim Barreiros: “Os estudantes são um espetáculo dentro do meu espetáculo”

Quim Barreiros voltou a pisar o palco do Enterro da Gata. Em dia de cortejo académico o artista mais aclamado das festas académicas atuou para um Gatódromo repleto. Estivemos à conversa com o cantor que falou do gosto que tem em tocar em eventos académicos. Ao longo de tantas presenças em várias queimas, sentem diferenças ao longo dos anos? Quim Barreiros (QB): A diferença é que, quando comecei a atuar em queimas, eram mil ou dois mil estudantes e, hoje, são 20 mil. Mas tudo muda: o sítio, a produção… Depois de ser praticamente uma presença assídua em várias queimas…

Kalhambeque: "Enquanto nos quiserem vamos estar cá sempre"

Kalhambeque: "Enquanto nos quiserem vamos estar cá sempre"

A quinta noite do Enterro da Gata abriu com Kalhambeke, que aqueceu o palco para Quim Barreiros. Estivemos à conversa com o vocalista do grupo que falou do gosto que tem em tocar em eventos académicos e o que para si descreve o público minhoto. Ao longo de tantas presenças em várias queimas, sentem diferenças ao longo dos anos? Kalhambeke (K): Claro que vamos sentindo diferença, porque, quando estudávamos ainda, tínhamos uma ligação direta às pessoas, ou seja, eram as pessoas do nosso curso e nossos conhecidos. Fomos ficando mais velhos e tínhamos medo de perder um bocadinho essa ligação,…

Wet Bad Gang: "Não ligámos a bocas vindas de fora e hoje estamos aqui"

Wet Bad Gang: "Não ligámos a bocas vindas de fora e hoje estamos aqui"

“Foi trabalho, como tudo na vida, trabalhamos e acreditamos no nosso sonho”. É assim que Pedro Osório, mais conhecido como Zizzy, explica o sucesso dos Wet Bad Gang. O hit “Não tens visto” lançou o grupo em 2016 e atualmente já contam com mais de 20 singles de autoria própria. Como é que ganharam sucesso? R: Foi trabalho, como tudo na vida, trabalhamos e acreditamos no nosso sonho. Não ligamos a bocas vindas de fora e hoje estamos aqui. E começaram por gozo ou por dinheiro? R: Isto começou porque todos nós eramos fãs de rap e o hip hop…

Samuel Úria: "Eu acho mesmo que o Minho é fantástico"

Samuel Úria: "Eu acho mesmo que o Minho é fantástico"

Na terceira noite de Enterro da cantou-se os parabéns à Rádio Universitária do Minho pelos seus 30 anos. A noite RUM iniciou-se com os Rusted Sun, banda vencedora do concurso UM Plugged que abriu o palco para B Fachada. O terceiro a pisar o palco foi Samuel Úria, com quem estivemos á conversa. O artista falou sobre as expectativa para o concerto de ontem e do carinho que tem pelo público minhoto. O que espera deste concerto nas Monumentais Festas do Enterro da Gata? Samuel Úria(S): Estou sem expectativas, porque já toquei muitas vezes em Braga e é a primeira…

Quim das Remisturas: "Todos os anos eu espero sempre voltar honestamente"

Quim das Remisturas: "Todos os anos eu espero sempre voltar honestamente"

O segundo dia de Enterro da Gata arrancou com a atuação de vários grupos culturais da Universidade do Minho. Como já aconteceu em anos anteriores depois de subirem a palco as várias tunas e grupos o Quim das Remisturas animou os estudantes minhotos. Estivemos à conversa com quem está por trás deste projeto que mistura a música eletrónica com música popular portuguesa. Como é voltar ao Enterro da Gata e, desta vez, num recinto completamente diferente? Honestamente é sentir-me em casa sempre. Já tinha cá vindo nos últimos dois anos, a primeira vez foi na Receção ao Caloiro, em Guimarães…

Karetus: "Já percebemos que o pessoal do Minho é maluco como nós"

Karetus: "Já percebemos que o pessoal do Minho é maluco como nós"

Depois de testarem os alunos minhotos na Receção ao Caloiro, os Karetus subiram agora ao palco das Monumentais Festas do Enterro da Gata. Efeitos pirotécnicos, espetáculo de luz e fogo foram alguns dos momentos que a sala cheia do Altice Fórum Braga teve a oportunidade de assistir. Descontraídos e sempre simpáticos os Karetus estiveram à conversa connosco e falaram do passado e do futuro deste projeto de sucesso a nível nacional e internacional. Estando presentes em várias festas académicas quais as diferenças destes públicos para os grandes palcos? Não há muita diferença. Se calhar é a energia, o pessoal está…

Richie Campbell: "Acho mesmo que foi um bom primeiro dia para a malta do Minho"

Richie Campbell: "Acho mesmo que foi um bom primeiro dia para a malta do Minho"

O artista Plutónio já tinha sido convidado de Richie Campbell nas Festas do Enterro da Gata. Na edição deste ano, que marca os 30 anos das festividades, os dois artistas atuaram a solo e abriram da melhor maneira o novo Gatódromo. No entanto os dois músicos não perderam a oportunidade de cantar juntos e brindaram o público com algumas músicas em conjunto. Os dois artistas estiveram à conversa connosco e falaram-nos da colaboração e do regresso às Monumentais Festas do Enterro da Gata. Plutónio, qual é a sensação de voltar ao Enterro da Gata, mas deste vez a solo ?…

Enterro da Gata '19 | Velório e Serenata

Enterro da Gata '19 | Velório e Serenata

Nesta sexta-feira, os estudantes minhotos encheram o Largo do Paço. Foram muitos os que acompanharam a marcha do velório da gata, desde a Estação de Caminhos de Ferro. Começaram, assim, as Monumentais Festas do Enterro da Gata 2019 com o tema “A Gata procura compromisso”. A concentração fez-se no já habitual Velório da Gata, protagonizado pela OPUM DEI – Ordem Profética da Universidade do Minho. O comboio que trazia o grupo que carregava o caixão chegava à estação e em fila, e mergulhados na multidão que os esperava, a procissão seguiu até à reitoria da Universidade do Minho, no Largo…

COMUNICAÇÃO | Ausência do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho na Monumental Serenata do Enterro da Gata'19

COMUNICAÇÃO | Ausência do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho na Monumental Serenata do Enterro da Gata'19

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), para efeitos de esclarecimento público e de reposição da verdade dos factos, face ao comunicado emitido pelo Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho (GFSUM), vem por este meio pronunciar-se sobre a ausência deste grupo cultural na Monumental Serenata da próxima sexta-feira, dia 10 de maio, inserida na programação das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2019. A valorização da cultura e das tradições académicas é uma das missões basilares da AAUM. O Departamento Cultural & Tradições Académicas, de longa existência na estrutura da direção da AAUMinho, tem vindo a…

Samuel Úria e B Fachada vão estar no Enterro da Gata. Diabo na Cruz cancelado

Samuel Úria e B Fachada vão estar no Enterro da Gata. Diabo na Cruz cancelado

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) informa que, por motivos alheios à vontade da organização e dos artistas, relacionados com o estado de saúde de um dos membros da banda Diabo na Cruz, o concerto agendado para a data de 13 de maio, no Altice Forum Braga, foi cancelado. A substituição desta banda será feita em dose dupla, com dois projetos musicais nacionais: Samuel Úria e B Fachada que atuarão numa noite dedicada aos 30 anos da Rádio Universitária do Minho. A Direção da AAUM apela à compreensão de todos os interessados, lamentando a situação e o incómodo…

Cortejo Académico: Ordem de Cursos

Cortejo Académico: Ordem de Cursos

Já é conhecida a ordem de cursos para o Cortejo Académico que terá lugar na próxima quarta-feira, dia 15 de maio, nas ruas de Braga. Com início previsto para as 13h00, desde Monte d'Arcos (junto ao cemitério) e em direção ao centro da cidade, os alunos da Universidade do Minho apresentar-se-ão à cidade sob o tema "A Gata procura compromisso". Encontra-se ainda em anexo o mapa onde consta o posicionamento dos camiões antes da partida. Relembram-se ainda os responsáveis dos camiões que devem efetuar o Check-in entre as 9h30 e as 12h00, com exceção até às 14h para os cursos…

Terças Académicas: evento cancelado

Terças Académicas: evento cancelado

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) informa que o convívio e tradicional cortejo noturno das Terças Académicas foi cancelado devido às previsões meteorológicas adversas para a noite de hoje. As Terças Académicas, também conhecidas por Serestas, são uma tradição que marca o início do Enterro da Gata. Todos os anos, realizam-se na terça-feira que antecede o Enterro da Gata e juntam os grupos culturais da Universidade do Minho num convívio junto ao Campus de Gualtar. Ao longo da noite, os grupos culturais vão-se dirigindo para o Bar Académico (BA) de Braga, fazendo serenatas a todos os que colocarem…

Imposição de Insígnias: ordem de cursos

Imposição de Insígnias: ordem de cursos

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) informa que a ordem de cursos para a Cerimónia de Imposição de Insígnias já se encontra disponível para consulta em anexo. Alerta-se, também, para a importância da presença de todos os finalistas dos cursos (por ordem) a horas no respetivo campus, para não haver atrasos durante a cerimónia. A listagem dos alunos inscritos na cerimónia foi enviada para o e-mail institucional de todos os alunos. Pedimos que todos os estudantes que pretendam participar na cerimónia confirmem a sua inscrição. Caso não estejam na lista enviada, preencham o formulário até as 18h do…

Velório e Serenatas: Transportes e horários

Velório e Serenatas: Transportes e horários

Na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, têm início as Monumentais Festas do Enterro da Gata 2019 com o tradicional cortejo do Velório seguido pela Monumental Serenata. O Velório começará às 22h00 com o cortejo fúnebre que sai da Estação de Comboios de Braga em direção ao Largo do Paço. Logo de seguida, decorre a Monumental Serenata com início marcado para as 00h00. No presente ano, a Tuna Universitária do Minho assumirá o palco do Largo do Paço, brindando a cidade e a Academia com uma atuação dedicada a este efeito. Neste dia haverá transporte gratuito a partir do Campus…

Venda de passes gerais arranca 2ª feira

Venda de passes gerais arranca 2ª feira

A venda dos passes gerais para as Monumentais Festas do Enterro da Gata arranca já na próxima segunda-feira, dia 29 de abril! Até sexta-feira, dia 3 de maio, aproveita o preço especial e garante a tua pulseira por apenas 35€! A partir de dia 6 e até dia 10 de maio, a segunda fase de pré-venda, os passes gerais serão comercializados a 37€. Se esperares pelo início do evento, compras a tua pulseira nas bilheteiras do Forum Braga a 40€. A primeira fase de pré-venda decorrerá entre as 11h00 e as 19h00, sendo que este horário será alargado para desde…

Cortejo Académico: Regulamento

Cortejo Académico: Regulamento

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) informa que o regulamento para o Cortejo Académico já se encontra disponível e pode ser consultado aqui. A reunião preparatória decorrerá hoje, 24 de abril, às 18h00, na sala 1.15, CP2, Campus de Gualtar, Braga. O Cortejo Académico terá lugar na quarta-feira, dia 15 de maio, nas ruas da cidade de Braga. 

Concessão de Barraquinhas

Concessão de Barraquinhas

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) informa que o Regulamento para Concessão de Barraquinhas para o Enterro da Gata 2019 já se encontra disponível aqui. O envio de propostas para a concessão de barraquinhas tem de ser efetuada através deste formulário até às 13 horas do dia 28 de abril. A primeira reunião de barraquinhas realizar-se-à amanhã, às 17h00, no CP2 do Campus de Gualtar, na sala 1.15. Nessa reunião serão ainda dadas informações acerca do cortejo.

Bilheteira online

Compra já o teu bilhete!