Notícias

Enterro da Gata candidato ao Sê-lo Verde

Enterro da Gata candidato ao Sê-lo Verde

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) submeteu, ontem, candidatura do Enterro da Gata ao Sê-lo Verde. 

Renovando a aposta na sustentabilidade ambiental, a AAUM preparou um plano para as Monumentais Festas do Enterro da Gata que assenta em quatro grandes medidas que pretendem reduzir a pedala ecológica do evento. 

A primeira medida, Green Connection, consiste na disponibilização de autocarros para transporte dos estudantes entre os campi (Azurém e Gualtar) e o recinto do evento (Altice Fórum Braga). Esta medida pode representar uma redução de, no mínimo, 20 a 25% das emissões de Dióxido de Carbono, quando comparada com as emissões realizadas pelas deslocações em viaturas individuais. 

O incentivo ao uso de transportes coletivos estende-se, também, aos transportes ferroviários.  Através de uma parceria com a CP-Comboios de Portugal, os estudantes que tenham comprado bilhetes para o evento usufruem de desconto as viagens de comboio. 

Para além disso, e devido à proximidade do recinto ao campus de Gualtar, a AAUM pretende, ainda, promover a mobilidade pedonal, sinalizando roteiros seguros e, em conjunto com a PSP e com a Câmara Municipal de Braga, aumentar o patrulhamento e a iluminação das ruas em identificadas.  

O tratamento de resíduos é o foco da segunda medida proposta pela AAUM. Nesse sentido, estão a ser estabelecidas parcerias com entidades do município bracarense que possam fazer a recolha, tratamento e reciclagem dos resíduos produzidos no festival.

Esta medida será complementada com um plano de comunicação no local para incentivar os visitantes do festival a depositar os resíduos nos contentores de reciclagem espalhados pelo recinto e sensibilizar para a adoção de comportamentos mais sustentáveis. 

O uso de iluminação LED e a diminuição da utilização de geradores a gasóleo fazem parte da medida Green Power. Esta medida tem como objetivo reduzir em, pelo menos, 10% o consumo de gasóleo no evento. 

Para além do tratamento de resíduos, a AAUM compromete-se também numa redução dos mesmos.  Para além da implementação do copo sustentável, estão a ser implementadas ferramentas para a digitalização de processos: plataforma digital para controlo dos passes gerais, incentivo à compra do bilhete digital, implementação de formulários online para a compra de bebidas pelas barraquinhas, entre outros. Estas medidas permitirão reduzir o consumo de papel em cerca de 1 tonelada.  

Bilheteira online

Compra já o teu bilhete!