Notícias

Enterro da Gata reconhecido com Sê-lo Verde!

Enterro da Gata reconhecido com Sê-lo Verde!

As monumentais Festas do Enterro da Gata’19 foram reconhecidas com o Sê-lo Verde, uma iniciativa do Fundo Ambiental cujo objetivo é promover programas de sustentabilidade em festivais. 

A atribuição do Sê-lo Verde ao Enterro da Gata deveu-se principalmente à medida de incentivo de utilização de transportes coletivos, Green Connection. Esta medida consistiu principalmente na disponibilização gratuita de autocarros para transporte dos visitantes entre os campi e o recinto do evento. 

Foram feitas cerca de 1200 viagens nos 7 dias de evento e transportadas, em média, 4500 pessoas por dia. Representando uma diminuição de 25% das emissões de Dióxido de Carbono relativamente ao transporte em viaturas particulares. 

Uma parceira com a CP-Comboios de Portugal e a sinalização, em parceira com a PSP e com a Câmara Municipal de Braga, de caminhos pedonais seguros entre o Campus de Gualtar e o Altice Forum Braga também fazia parte desta medida. 

O plano de sustentabilidade contava ainda com outras três medidas. 

A digitalização dos processos, através do controlo digital de passes gerais, o incentivo à compra de bilhetes digitais e a substituição de formulários em papel por alternativas digitais. Estas medidas resultaram na venda de mais de 5000 bilhetes digitais e na redução de 1 tonelada no consumo de papel. 

Para além da proposta para a redução de resíduos, as propostas da AAUM também se estendiam ao tratamento e reciclagem dos mesmos. Assim, foram feitas parcerias com entidades de recolha e gestão de resíduos do município de Braga e implementado um plano de comunicação no local para informar os visitantes dos vários pontos de reciclagem disponíveis. 

A redução do consumo energético, através da implementação de iluminação LED e a redução da utilização de geradores a gasóleo faziam também parte da iniciativa. Na edição de 2019, e por causa destas medidas, foi possível reduzir em 10% o consumo de energia de origem fóssil. 

A candidatura ao Sê-lo Verde e a implementação de um plano de sustentabilidade no Enterro da Gata fazem parte do programa Academia Sustentável da AAUM. Este programa tem como objetivo reduzir a pegada ecológica da associação e sensibilizar toda a comunidade académia para o tema da sustentabilidade. 

Bilheteira online

Compra já o teu bilhete!